A Fundação Procon-SP elaborou um ranking com as empresas
de comércio eletrônico mais reclamadas no período de janeiro a agosto de 2016.
A Cnova Comércio Eletrônico S/A, responsável pelos sites
do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro, e-Hub e Cdiscount, ficou em
primeiro lugar com 4.960 reclamações
registradas. No mesmo período do ano
passado a empresa recebeu 2.827 reclamações, um aumento de 75%.
Guia traz orientações sobre comércio eletrônico
Reprodução
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Em segundo lugar ficou a B2W Companhia Digital, dos sites
Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato, dobrando o número de registros em
relação à 2015, de 580 para 1.174.
Em seguida aparece o Magazine Luiza em terceiro lugar,
Walmart em quarto, e NS2.com Internet S/A, dos sites Netshoes e Zattini, em
quinto.
Veja aqui o ranking.
Problemas e soluções
Questões com entrega (não entrega e atraso na entrega do
produto) estão entre as principais reclamações dos consumidores da Cnova, 61%,
enquanto que a média do seguimento para este tipo de problema é de 36%.
Cnova e B2W também lideram quando o assunto é a não
solução dos problemas. O índice de solução das duas empresas ficou em 73%,
considerado baixo pelo Procon-SP. O índice mais próximo do desejado é do
Walmart (90%), seguido por Magazine Luiza com 89% e NS2.com com 86%.
Orientações
O Procon-SP orienta que o consumidor tem o direito de no
ato da compra ter a informação do prazo de entrega, que deve constar no pedido
e na nota fiscal.
No Estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009, conhecida como
“Lei da Entrega”, obriga as empresas a estabelecerem data e turno para a
entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor.
Se o produto não for entregue no prazo estipulado o
consumidor pode cancelar a compra e ter de volta os valores pagos,
monetariamente atualizado, e a perdas e danos.
Veja mais orientações no Guia do Comércio Eletrônico disponível no site da Fundação.
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