A Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje a suspensão de fabricação,
distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos alimentos com
soja da marca AdeS, produzidos pela linha de produção TBA3G, na fábrica da
empresa Unilever Brasil Industrial Ltda, em Pouso Alegre (MG). A medida, válida
para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto.
A determinação foi publicada
hoje no Diário Oficial da União e divulgada no final da manhã no site da
Anvisa.
Veja a relação de produtos atingidos, publicada no DOU
Reprodução |
Na semana passada, após ser questionada pela Anvisa por
intermédio da notificação nº 5/2013, a empresa Unilever Brasil Industrial Ltda
respondeu que havia identificado falha no processo de higienização das máquinas
da referida linha de produção. A falha, de acordo com a empresa, teria
resultado no envase de embalagens com solução de limpeza, em um lote do produto
com sabor maçã.
Apesar da Unilever já ter
realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96
unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os
lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi
identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a
verdadeira extensão do problema.
Ainda hoje deve ser realizada inspeção
sanitária, realizada pelas autoridades sanitárias estaduais e municipais, na
fábrica da empresa. Durante a inspeção, serão verificadas as condições
sanitárias de produção do alimento. Além disso, será possível verificar a se a
falha identificada pela empresa foi solucionada.
Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido
solucionado e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão
ser, novamente, liberados pela Anvisa.
Recomendação ao
consumidor
O consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
O consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
Para realizar a troca ou
reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita
gratuitamente pelo SAC no 0800 707-0044, das 8 às 20 horas, ou sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a
Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642-9782.
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