![]() |
Martins: ficar sentado sobrecarrega a coluna
Divulgação
|
A Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR 17) estabelece parâmetros que asseguram a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas, de modo que proporcionem conforto, segurança e desempenho eficiente (clique aqui para acessar a NR 17).
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a rotina nos escritórios esconde perigos. “Apenas o ato de estar sentado gera sobrecarga maior na coluna do que se estivesse em pé. Esta situação leva ao aparecimento de lombalgias e de hérnias de disco”, explica.
Um erro muito comum é a desorganização do ambiente, que faz com que as pessoas executem movimentos inadequados, provocando a flexão ou a torção, por exemplos, ao atender telefones ou buscar arquivos em armários e gavetas. “Nestes casos, o indivíduo pode sofrer com cervicalgias, dorsalgias e lesões discais”, avisa Martins.
Dicas
O especialista explica que é possível mudar hábitos em benefício da saúde.
![]() |
Capa do Guia de Postura, que pode ser baixado gratuitamente em PDF
Reprodução
|
A falta de exercícios físicos diários também contribui para o surgimento das lesões. Utilizar as escadas no lugar do elevador, em pelo menos dois andares, fortalece membros inferiores e a musculatura antigravitacional da coluna.
“É necessário respeitar os limites do corpo. A ginástica laboral (aquecimento e alongamento) é importante e deve ser praticada, mas não substitui as atividades de condicionamento que precisam ser realizadas três vezes na semana”, afirma Martins.
Outras dicas podem ser vistas baixando gratuitamente o Guia de Postura, elaborado pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (clique aqui para acessar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário