O desfile reuniu mulheres indígenas de diversas etnias
Fotos: Marcelo Camargo/ABr
|
As Maori, da Nova Zelândia: olhos arregalados mostram a força da etnia |
Um tapete vermelho foi colocado no meio da arena e os atletas que, mais cedo, no período da tarde, participaram das demonstrações das modalidades tradicionais, se sentaram para prestigiar e torcer pelas representantes de suas aldeias.
“Esse momento dos jogos foi pensado para mostrar a beleza da mulher indígena. Essa
Representante da Mongólia: adereços fizeram sucesso nos Jogos |
Cerca de 50 mulheres se apresentaram cada uma com pinturas e adereços típicos de suas etnias. Algumas garotas pareciam mais tímidas do que outras, porém, os gritos que vinham da arquibancada serviam de incentivo. A maior parte da torcida era para as modelos das etnias brasileiras, porém, representantes de delegações estrangeiras foram bastante aplaudidas pelas 7 mil pessoas que lotaram as arquibancadas.
Foi assim com a represente do México, que usava um vestido colorido, com flores bordadas e cabelos trançados, e as indígenas Maori que desfilaram fazendo caretas para o público. Na tradição Maori, os olhos arregalados e as caretas são para mostrar a força interior da etnia da Nova Zelândia.
Entre as representantes das etnias brasileiras o que se viu foi uma diversidade grande de pinturas corporais, colares, cocares e adereços que traziam para o tapete vermelho do desfile as características de cada povo.
As oito "guerreiras" que representavam o povo Pataxó da Bahia abriram desfile usando saias, tops e colares que foram desenvolvidos pela designer Ludmila Pataxó. Sementes, penas, fibras, miçangas, palhas e sementes são materiais adotados pela maioria das etnias brasileiras. Os corpos pintados também são outra característica marcante.
Os jogos reuniram etnias do Brasil e de outros 22 países: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Congo – Brazzaville, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Etiópia, Paraguai, Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário