O KC-390 é o maior e mais moderno avião projetado e fabricado no Brasil
Lula Marques/Agência PT
|
O KC-390 tem 35,20 metros de comprimento e acomoda cargas de grandes dimensões em seu interior, como helicópteros, veículos e tropas; é capaz de realizar evacuação aeromédica, busca e resgate, combater incêndio florestal, entre outras missões.
(clique na imagem para ampliar) |
O comandante Jordão, piloto de ensaios da Embraer, disse que o KC-390 é um marco para a indústria brasileira.
“É uma aeronave estratégica e polivalente. Vai aumentar muito a eficiência e a pronta resposta da Força Aérea. Ela é fácil de pilotar por usar sistema fly by wire. Seus equipamentos modernos vão reduzir o custo de manutenção”, explicou.
Toda a tecnologia embarcada no avião foi desenvolvida com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do BNDES. Mais de 50 empresas brasileiras também colaboram com o projeto, que conta ainda com participação da Argentina, de Portugal e da República Tcheca. A FAB utilizará a aeronave para substituir o Hércules C-130, empregado atualmente em operações como missões de busca e reabastecimento de outras aeronaves em voo.
Segundo o comandante, o KC-390 vai causar grande impacto nas operações da Força Aérea Brasileira (FAB) e já existem muitos países interessados, inclusive parceiros, visualizando a substituição de outras aeronaves por esta.
“Um país que não tem uma aeronave dessa categoria não tem capacidade de reação. No aspecto de defesa e segurança ela é uma arma vital. Não adianta só ter caças se não tiver uma aviação de transporte que dê o suporte para se manter em voo”.
A aeronave é resultado de um projeto conjunto da Embraer com a FAB para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário