As baterias do novo veículo híbrido da Ford são recarregadas a luz solar
Divulgação
|
O modelo, desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, oferece um híbrido plug-in, sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.
O conceito aproveita a energia do Sol usando um
concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios
para os painéis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com
um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX
Energi convencional, abastecido na rede elétrica.
Consumo
A fábrica garante que o C-MAX Energi tem o menor consumo
combinado de combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na
cidade e 39 km/l na estrada). Por usar energia renovável, o Energi Concept
também reduz em cerca de 4 toneladas por ano as emissões de gases de efeito
estufa.
"O Ford C-MAX
Solar Energi Concept lança uma nova luz sobre o transporte elétrico com energia
renovável", diz Mike Tinskey, diretor global de infraestrutura e
eletrificação de veículos da Ford.
Com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi Concept
deve oferecer a mesma autonomia total de um C-MAX Energi convencional, de até
1.000 km, incluindo 33,8 km somente no modo elétrico. Além disso, o veículo
conta com com cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário
desejar.
Meio ambiente
O Ford C-MAX Solar Energi pode ter um impacto ambiental significativo, reduzindo em até 4 toneladas a geração anual de CO2 e outros gases de efeito estufa, o equivalente ao que uma casa típica norte-americana produz em quatro meses.
Se todos os carros leves adotassem a tecnologia do Ford C-MAX Solar Energi Concept nos Estados Unidos, afirma a montadora, as emissões anuais de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas em cerca de 1 bilhão de toneladas.
Vendas em alta
O C-MAX Solar
Energi Concept estreia no momento em que a Ford fecha um ano recorde na venda
de veículos elétricos. A marca deve somar 85 mil veículos híbridos, híbridos
plug-in e totalmente elétricos em 2013, o primeiro ano completo de vendas dos
seus seis modelos elétricos.
O C-MAX Energi é o
plug-in líder de vendas da Ford, com mais de 6,3 mil unidades em novembro. A
Ford vendeu mais veículos plug-in em outubro e novembro que a Toyota e a Tesla
e também superou a Toyota no acumulado do ano.
Depois da apresentação na CES, a Ford e o Instituto de Tecnologia da Georgia vão iniciar os testes do C-MAX Solar Energi Concept em condições reais de uso para determinar a sua viabilidade de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário