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Os dados do trabalhador podem ser acessados a partir do cartão digital
André Gomes de Melo/Ass Comunicação RJ
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A nova Carteira será um cartão digital com código de
barras que reúne o histórico do trabalhador. Há também o número do Programa de
Integração Social (PIS) e as contribuições declaradas pelos empregadores ao
longo da carreira profissional do empregado, desde o primeiro emprego até a
aposentadoria.
A Carteira digital foi lançada ontem pelo ministro do
Trabalho, Manoel Dias, no Rio de Janeiro. "Estamos empreendendo uma série de reformas no
ministério, agilizando-o, informatizando-o e, no decorrer deste ano, teremos a
carteira online. O trabalhador senta na cadeira e sai com ela pronta, com a
assinatura digital, sem risco de perder o emprego”, declarou ele.
Atualmente, os postos do Sistema Nacional de Emprego
(Sine) recebem as informações do trabalhador em um pendrive (dispositivo
portátil para gravação de dados) e as envia para uma das agências do Ministério
do Trabalho, que prepara a carteira de trabalho. O trabalhador precisa então
buscar a carteira no posto após 15, 20 dias.
Outra vantagem do documento, segundo o ministro, é
informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do
Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias, bem como diminuir o
número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais.
(com informações da Agência Brasil)
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