![]() |
O programa utiliza um monitor com tela sensível ao toque
Pedro Bolle/USP Imagens
|
O protótipo da interface construído na pesquisa é composto por um computador com monitor sensível ao toque e uma câmera RGBD, no caso um Kinect. “Um programa de computador foi desenvolvido para implementar o algoritmo de simulação de maquiagem criado durante o estudo”, afirma Campos. “Além disso, também foi utilizado o Software Development Kit (SDK) do Kinect, que é um conjunto de funções que permitem o uso de suas funcionalidades dentro do software do projeto”.
A pesquisa é descrita em dissertação de mestrado orientada pelo professor Carlos Hitoshi Morimoto, do IME.
Assista vídeo sobre o assunto:
Na interface criada para o protótipo, o monitor sensível ao toque faz o papel de um espelho onde é exibida a imagem do usuário. “A interação com o sistema ocorre por meio do toque na tela”, conta o pesquisador. “Com ele pode-se escolher o produto e outras características para a aplicação da maquiagem, que é realizada tocando o monitor na região do rosto desejada para sua aplicação”.
O usuário pode aplicar os cosméticos livremente, escolhendo os tipos de maquiagens, suas cores e intensidades para combiná-las e aplicá-las em qualquer lugar de sua face criando efeitos diversos. “É possível aplicar, por exemplo, mais de um produto em uma mesma região da face”, relata Campos, “ou caso o usuário permaneça com seu dedo em um mesmo local da face ou toque essa região múltiplas vezes, a maquiagem será intensificada proporcionalmente ao tempo ou ao número de vezes em que o local foi tocado”.
Para facilitar a aplicação, a região dos controles permite que o usuário possa congelar a imagem do espelho para aplicar os cosméticos. Desta forma, não existe a necessidade de manter a face imóvel enquanto a maquiagem é aplicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário