O trecho da Ferrovia Norte-Sul que ligará Estrela d'Oeste, na região de Rio Preto, a Anápolis (GO) e a Três Lagoas (MS), está no Programa de Investimentos em Logística, lançada hoje pelo governo, prevê concessão de 16 trechos de rodovias e seis de ferrovias, somando R$ 152,5 bilhões nas áreas. Em 2015, o governo pretende realizar cinco leilões de rodovias, e mais 11 em 2016.
Trecho da Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Iturama (MG) será leiloado |
Investimento estimado neste trecho da Norte-Sul, que
compreende 895 quilômetros, é de R$ 4,9 bilhões e tem o objetivo de, além de
concluir o corredor Norte-Sul com o trecho sul da ferrovia, interligá-la ao
polo agroindustrial de Três Lagoas.
Outro trecho da Norte-Sul, o que ligará Anápolis (GO) a
Palmas (TO) também está no pacote de obras de infraestrutura que serão oferecidas
à administração privada. A concessão desse trecho de ferrovia, que já foi construído,
estará condicionado à construção de um novo trecho. “A ferrovia terá uma
extensão total de 1.430 quilômetros. Ao terem de construir o trecho entre
Açailândia e Bacarena, vamos melhorar a saída de produtos pelos portos do
Norte”, disse o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. O total de
investimento previsto para a obra é R$ 7,8 bilhões.
Na lista de projetos, além dos trechos da Ferrovia
Norte-Sul, estão as construções de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e
Vitória e da Ferrovia Transoceânica, em parceria com o Peru, que ligará o
Brasil ao Oceano Pacífico.
Para o trecho brasileiro da Ferrovia Bioceância, de 3,5
mil quilômetros, serão necessários R$ 40 bilhões em investimentos. O memorando
de entendimento entre Brasil, China e Peru para a obra já foi assinado. O prazo
para que os estudos sejam finalizados é maio de 2016.
As concessões ferroviárias abrangerão também 1.140
quilômetros da ferrovia que liga Lucas do Rio Verde (MT) a Miritituba (PA), a um
custo de R$ 9,9 bilhões. A obra buscará melhorar o escoamento da produção
agrícola do Mato Grosso à Hidrovia do Tapajós.
Por fim, serão concedidos 572 quilômetros de uma ferrovia
que ligará o Rio de Janeiro a Vitória. “Esse ramal ferroviário já foi objeto de
estudo feito pelos governos dos dois Estados”, disse a presidenta Dilma. O
custo estimado ficou em R$ 7,8 bilhões. Com a obra, o governo pretende integrar
portos e terminais ferroviários dos dois estados. O governo projeta, ainda,
outros R$ 16 bilhões em novos investimentos a concessões já existentes.
Outros modais
O plano prevê um total de R$ 198,4 bilhões em
investimentos e também inclui concessão de aeroportos e portos. O pacote de
estímulo à infraestrutura é uma das principais apostas do governo para
destravar a economia nos próximos anos.
De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa,
a nova etapa responde ao aumento da produção, da frota automobilística, do
movimento de passageiros e de cargas em portos do País. “Há uma grande demanda por
infraestrutura no Brasil, isso garante que haverá demanda. Se há demanda, há
investimentos”, avaliou.
Para as rodovias, a concessão seguirá o modelo de leilão
pela menor tarifa, como ocorreu com a Ponte Rio-Niterói, que teve a concessão
renovada este ano. Além das transferências de trechos de rodovias para
administração do setor privado, o pacote prevê 11 novos projetos rodoviários.
(com informações da Agência Brasil)
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