A cesta gratuita permite o correntista fazer até quatro saques mensais
EBC/Arquivo
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A Associação de Consumidores Proteste comparou as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos nos últimos anos (2013, 2014 e 2015) e constatou que houve um aumento no valor das cestas de até 169% em relação a janeiro de 2013, até 8,6 vezes superior à inflação medida no mesmo período.
A pesquisa foi realizada com base nas tarifas das cestas disponíveis e informadas nas tabelas de tarifas das próprias instituições bancárias. É claro, essas tarifas variam de preços dependendo do relacionamento do correntista com o banco, mas são referência de cobrança para a maioria dos consumidores.
Foram avaliadas as tarifas dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander. A partir destas cestas de serviços, a Proteste fez as comparações.
A Associação não divulgou todo o levantamento realizado, mas informou que o maior aumento ocorreu na cesta Exclusive Fácil (antiga Conta Fácil Bradesco Super) do banco Bradesco, que em 2013 custava R$ 23,00 mensais, em 2014 R$ 27,40 e agora no mês de outubro passará para R$ 61,90 por mês. Levando-se em consideração ao longo de um ano, o custo anual de R$ 742,80, isso significa R$ 466,80 a mais por ano do que em 2013.
É importante ficar atento, pois os bancos têm obrigação de divulgar o valor de todas as tarifas e taxas cobradas, além de deixar claro quais serviços estão inclusos nos pacotes oferecidos. Afinal, custos como esses, somados ao uso incorreto do cartão de crédito, levam o brasileiro ao aperto financeiro.
O correntista também precisa saber que ele não é obrigado a contratar um pacote de serviços ao abrir uma conta e que alguns serviços devem ser obrigatoriamente disponibilizados para o consumidor que possui conta corrente sem que haja qualquer cobrança de tarifas.
O Banco Central garante um pacote de serviços gratuitos que inclui cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês, segunda via do cartão de débito, até quatro saques por mês, consultas pela internet, duas transferências por mês entre contas na própria instituição e compensação de cheque.
Como nem sempre é fácil convencer o gerente a aceitar essa ideia, já que não é tão lucrativa para as instituições financeiras, o consumidor pode se valer de alguns instrumentos para defender seu direito, caso a solicitação não seja atendia. Primeiramente, o interessado deve reclamar à ouvidoria do banco em questão e, se não der certo, denunciar o caso ao Procon ou diretamente ao Banco Central.
Mas, se para o correntista o pacote de serviços gratuitos não atender todas as suas necessidades, ele deve escolher criteriosamente qual cesta de tarifas é mais adequada. Normalmente, pacotes mais caros permitem fazer uma grande quantidade de transações - em alguns casos, a quantidade é ilimitada. Por isso, é preciso estudar qual é a sua rotina e ver qual cesta é mais adequada às demandas reais de serviços.
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