O Onix, assim como o Prisma, contará com o câmbio GF6 Fotos: Fabio Gonzalez/Divulgação/GM |
Este novo câmbio já é conhecido de outros modelos da Chevrolet,
como o Cruze, o Sonic e o Spin. Segundo a montadora, o sistema é 0,5s mais
rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. Ou seja, desempenho até 50%
mais rápido que a geração anterior.
Outra novidade é que os veículos são equipados ainda com
controle automático de velocidade no volante. Além disso, será oferecido volante
em couro e acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do
porta-malas de dentro do veículo.
Também continuam sendo oferecidos os modelos equipados
com transmissão manual na versão 2014 do Onix e do Prisma com
motores 1.0 e 1.4 litro -, a segunda geração F1X, que conta com um novo
conjunto de sincronizadores – triplo e duplo cones, possibilitando ao motorista
engates com menor esforço e a possibilidade de trocas mais esportivas das
marchas. Onix e Prisma com o motor 1.4 litro também receberam a ré
sincronizada, que facilita a operação em manobra do veículo.
O Prisma, assim como o Onix, continuará com o câmbio na versão manual |
"A oferta da transmissão automática para veículos
deste segmento é uma estratégia que vai ao encontro do que queremos para os consumidores
da Chevrolet: oferecer tudo para todos. Tanto Onix quanto Prisma
posicionaram-se extremamente bem no mercado desde o seus respectivos
lançamentos, chamando a atenção pelo design e tecnologia inéditos. Agora com a
transmissão automática, ampliamos ainda mais nossa capacidade de atender aos
diferentes públicos", destaca o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos
Munhoz.
De acordo com a montadora, a transmissão GF6 chega à sua
segunda geração com ainda mais tecnologia e eficiência. Sua formatação é o
grande trunfo da engenharia de Powertrain da GM do Brasil que, de forma
pioneira, oferece uma transmissão automática de seis velocidades em veículos de
motorização 1.4 litro.
"Em termos de desempenho, o SPE/4 (foto ao lado), que é um motor
inteligente e com elevada tecnologia embarcada, dispõe ainda de muita força,
que é um item determinante na performance destes modelos", afirma o
diretor de engenharia de Powertrain da GM América do Sul, Paulo Riedel. O
executivo aponta o coeficiente de torque – que calcula a relação entre força X
cilindrada - como fator de destaque no projeto.
"Este é o
ponto crucial. Esta motorização 1.4 litro disponibiliza 90% do torque máximo a
partir de 2.300 rpm. Este índice é extremamente próximo ou mesmo idêntico a
veículos de motorização 1.6L ou até superior. Por isso as versões automáticas
de Onix e Prisma conseguem oferecer o conforto, a comodidade e o desempenho
antes só encontrados em veículos de nichos mais avançados", explica
Riedel.
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