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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Empresas de pagamento on-line na mira do Procon

Era para ser mais fácil para o consumidor, mas nem sempre é assim. A Fundação Procon-SP divulgou um ranking com os problemas registrados com as empresas conhecidas como “facilitadoras de pagamento”. Foram mais de mil reclamações apontadas no primeiro semestre deste ano.

Wikimedia/commons
De acordo com o órgão, o maior número de queixas (482) está associado à entrega dos produtos, pois é comum essas empresas comumente terem como parceiros comerciais sites que não cumprem a oferta (não entregam, entregam produtos fora do prazo informado ao consumidor, diferentes do pedido e com problemas). “As queixas registradas demonstram falta de critério na escolha desses sites de venda parceiros, falha na adoção de medidas emergenciais quando os problemas aparecem e falta de solução para os consumidores prejudicados”, afirma nota divulgada.

Clique aqui para ver aqui o ranking completo

Soluções difíceis

Outro problema é com relação à solução dessas queixas logo no primeiro atendimento realizado no Procon. “A maior parte das facilitadoras de pagamento tem desempenho insatisfatório, sendo que a Akatus, a mais reclamada, tem índice de 49% de solução. Destaque também para a empresa PagSeguro pelo elevado número de queixas registradas (237) e baixo índice de solução apresentado (45%).O melhor desempenho ficou por conta da PayPal do Brasil, com 89% de solução e o menor volume de queixas (9).”

O Procon explica que as facilitadoras de pagamento deveriam oferecer ao consumidor segurança na compra, mediante a devolução de valores pagos em caso de descumprimento da oferta pelo vendedor. No entanto, o prazo estabelecido para o consumidor questionar sua compra (descumprimento de prazo, valor ou produto oferecido) acaba sendo menor que o estabelecido pelos vendedores (sites parceiros das facilitadoras). Por falha de informação e divergência entre as regras, o consumidor perde o prazo para questionar a compra, justamente o maior benefício oferecido pelas facilitadoras.

Cuidados

O Procon orienta que, antes do consumidor efetuar qualquer transação, é importante pesquise as referências do fornecedor, seja da facilitadora de pagamento, seja do vendedor. Deve-se guardar todos os documentos da oferta e da compra,

Ao fazer uso das facilitadoras, é preciso ficar atento às condições oferecidas, prazos de cancelamento da compra, o que efetivamente será garantido e qual a segurança dada à transação, bem como verifique os canais de atendimento do pós-venda.

Outro cuidado é evitar comprar em sites que disponibilizam como forma de pagamento apenas boleto e/ou depósito em conta corrente de pessoa física.

 

 

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