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De acordo com o órgão, o maior número de queixas (482) está
associado à entrega dos produtos, pois é comum essas empresas comumente terem
como parceiros comerciais sites que não cumprem a oferta (não entregam,
entregam produtos fora do prazo informado ao consumidor, diferentes do pedido e
com problemas). “As queixas registradas demonstram falta de critério na escolha
desses sites de venda parceiros, falha na adoção de medidas emergenciais quando
os problemas aparecem e falta de solução para os consumidores prejudicados”,
afirma nota divulgada.
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Soluções difíceis
Outro problema é com relação à solução dessas queixas
logo no primeiro atendimento realizado no Procon. “A maior parte das
facilitadoras de pagamento tem desempenho insatisfatório, sendo que a Akatus, a
mais reclamada, tem índice de 49% de solução. Destaque também para a empresa
PagSeguro pelo elevado número de queixas registradas (237) e baixo índice de
solução apresentado (45%).O melhor desempenho ficou por conta da PayPal do
Brasil, com 89% de solução e o menor volume de queixas (9).”
O Procon explica que as facilitadoras de pagamento
deveriam oferecer ao consumidor segurança na compra, mediante a devolução de
valores pagos em caso de descumprimento da oferta pelo vendedor. No entanto, o
prazo estabelecido para o consumidor questionar sua compra (descumprimento de
prazo, valor ou produto oferecido) acaba sendo menor que o estabelecido pelos
vendedores (sites parceiros das facilitadoras). Por falha de informação e
divergência entre as regras, o consumidor perde o prazo para questionar a
compra, justamente o maior benefício oferecido pelas facilitadoras.
Cuidados
O Procon orienta que, antes do consumidor efetuar
qualquer transação, é importante pesquise as referências do fornecedor, seja da
facilitadora de pagamento, seja do vendedor. Deve-se guardar todos os documentos
da oferta e da compra,
Ao fazer uso das facilitadoras, é preciso ficar atento às
condições oferecidas, prazos de cancelamento da compra, o que efetivamente será
garantido e qual a segurança dada à transação, bem como verifique os canais de
atendimento do pós-venda.
Outro cuidado é evitar comprar em sites que
disponibilizam como forma de pagamento apenas boleto e/ou depósito em conta
corrente de pessoa física.
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