Perfil de reclamações no 13º ciclo (em %) - clique na imagem para ampliá-la
Divulgação/ANS
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A medida, que faz parte do 13º ciclo do Programa de
Monitoramento da Garantia de Atendimento, vale por três meses e começa a partir
de amanhã. O monitoramento também reativou a venda de 34 planos que, depois da
suspensão da venda, tiveram melhoria nos serviços prestados.
Das 22 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo,
oito já tinham planos sob suspensão no período anterior e 11 terão a
comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e
perdura até a divulgação do 14º ciclo.
Os planos de saúde com contratação suspensa atendem a
aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários. Segundo a ANS, as operadoras
terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos
beneficiários. Hoje, existem no país 50,8 milhões de consumidores com planos de
assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.
Segundo levantamento da agência reguladora, desde o
início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras tiveram as vendas suspensas.
Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.
Para aplicar a punição, a ANS considerou 11.007
reclamações feitas entre 19/12/2014 a 18/03/2015 à agência por consumidores e
que não foram resolvidas com conciliação. Neste período, agência recebeu 21.294
reclamações de beneficiários de planos de saúde.
A ANS ressalta que, além de ter a comercialização
suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa
que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Confira os prazos máximos de atendimento aos beneficiários de planos de saúde.
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