Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã, sexta-feira, para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados.
As notas do Enem também são utilizadas como referência em diversos programas de interesse do estudante (veja quadro ao final deste post).
Na reta final das inscrições, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9 horas, entre as 14 e as 17 horas e após as 21 horas.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800 61-6161, também até esta sexta-feira.
Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
Feita a inscrição, o candidato pode acessar a página pessoal a qualquer momento, a fim de gerar o boleto para o pagamento da taxa, alterar dados cadastrais e o município onde fará a prova. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro.
Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Clique aqui para acessar o site do Enem
Clique aqui para acessar o aplicativo Questões Enem
(com informações da Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário