A novidade é resultado de um acordo de cooperação
técnica firmado entre Brasil e Alemanha para aprimorar o desenvolvimento e a implantação da
eletromobilidade no
Brasil. O objetivo é buscar por tecnologias inovadoras, que
reduzam as consequências do efeito estufa.
Na Europa, carros elétricos já circulam desde 2012
lhirlimann/Creative Commons
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Essa
parceria resultou em um projeto que vai ter quatro anos de duração e vai contar
com o investimento de 5 milhões de euros do Ministério de Cooperação
Internacional e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ). O projeto vai ser
coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
(MDIC).
No início
do mês, equipes brasileiras e alemãs de diversos órgãos se reuniram para
discutir o cenário brasileiro atual e quais medidas devem ser tomadas para que
esse projeto seja finalizado.
Segundo explica Margarete Gandini, diretora do Departamento de Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, o tema da eletromoblidade tem duas vertentes importantes: a da indústria e a da logística. “A política industrial de abastecimento deve estar voltada a soluções e entregas que englobem essas duas vertentes”, completou.
A busca de parcerias para promoção da eletromobilidade no Brasil ocorre dentro de uma visão de que novas tecnologias de propulsão são uma realidade mundial.
Neste
sentido, a Alemanha já possui know-how em tecnologias de propulsão mais
eficientes. Daí a importância da contribuição alemã para o desenvolvimento de políticas
públicas e criação de novos modelos de negócios neste tipo de transporte.
Dentre as ações previstas para o projeto de cooperação técnica, destaca-se a criação de diretrizes para linhas de financiamento em apoio à disseminação de tecnologias inovadoras.
Também é
oferecida consultoria ao governo brasileiro, além de associações e
representações do setor privado nacional, sobre a gestão da frota de veículos
elétricos e híbridos.
É bom lembrar que em 2015, o governo federal aprovou a redução do imposto de importação para veículos equipados com motores híbridos e elétricos como forma de demonstrar o interesse em incentivar o uso de veículos mais eficientes no Brasil.
A adoção
da eletromobilidade no Brasil ainda enfrenta grandes desafios. Talvez o maior
deles seja a implantação de uma rede de pontos de abastecimento. Neste sentido,
os veículos híbridos, ou seja, que funciona com diferentes sistemas de energia
(elétrica e gasolina, por exemplo) têm preferência do mercado pois dependem
menos de infraestrutura para abastecer.
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