O óleo diesel vendido ao consumidor final vai ganhar uma maior parcela adicionada de biodiesel. A mudança, proposta pelo Senado e aprovada na última quinta-feira pelo plenário da Câmara de Deputados, prevê que a mistura poderá chegar a até 15%.
Atualmente, o diesel comercializado nos postos já vem com
7% de biodiesel. A proposta é
que esse percentual passe para 8% até um ano
depois da edição da lei e para 10% após 36 meses de vigor da
lei.
A mistura do biodiesel no diesel pode chegar a 15%
Valter Campanato/Abr
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O texto aprovado permite ainda que esta mistura chegue a
15%, desde que testes e ensaios em motores validem a utilização da mistura e
que o Conselho Nacional de Política Energética aprove este percentual.
O aumento da mistura de biodiesel no diesel consumido
principalmente por caminhões, tratores e veículos utilitários traz muitos
benefícios para todos.
O primeiro reflexo será para o usuário, que tende a ter preços menos salgados, pois praticamente todo o biodiesel produzido no Brasil é obtido a partir de óleos vegetais, menos sujeitos a variações de preços no mercado internacional.
O primeiro reflexo será para o usuário, que tende a ter preços menos salgados, pois praticamente todo o biodiesel produzido no Brasil é obtido a partir de óleos vegetais, menos sujeitos a variações de preços no mercado internacional.
E exatamente por isso a medida deve beneficiar
agricultores familiares, que produzem matéria-prima para a geração do biodiesel.
Estão nesta lista os produtores de soja, mamona, dendê, girassol e outras
lavouras que geram óleos vegetais.
Outra vantagem é em relação ao meio ambiente. O diesel é
conhecido como altamente poluente por emitir carbono negro e aerossóis
primários, além de óxido de nitrogênio. Em junho de 2012, a Agência Internacional
de Pesquisa sobre Câncer, ligada à ONU, publicou um estudo em que classificou
as emissões de motores a diesel como cancerígenas para seres humanos. Com a
adição do biodiesel, parte desta carga poluidora deixa de ser lançada no ar que
todos respiramos.
O aumento da mistura não deve trazer transtornos ao
usuário. Relatório apresentado em junho do ano passado na Câmara Setorial de
Oleaginosas e Biodiesel, em Brasília, apontou que o uso de teores elevados de biodiesel no diesel (20%, 50%
e até mesmo 100%) não traz riscos relevantes para o desempenho dos motores. A
pesquisa levou em consideração 57 estudos realizados de 12 países sobre
o consumo de combustível, emissão de gases poluentes, durabilidade e potência
dos veículos.
A matéria aprovada também prevê a possibilidade a adição voluntária de ainda mais biodiesel, além dos
limites oficiais, no combustível utilizado pelo transporte público, na
navegação interior, por equipamentos de extração mineral e geração de energia
elétrica, além de tratores e demais aparelhos agrícolas.
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