Obras do lote 5 da extensão Sul da ferrovia Norte-Sul
Divulgação/Valec
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De acordo com a Agência Brasil, a resolução do Conselho
Nacional de Desestatização de licitação do trecho de 457,29 quilômetros que
ligará Açailândia (MA) a Barcarena (PA) – cidade que fará a ligação com o Porto
Vila do Conde, em Belém –, servirá como ponto de partida para as discussões
relativas a editais e contratos de outros trechos de ferrovias previstos no
programa.
Os próximos trechos com previsão para serem licitados são
os que fazem a ligação Lucas do Rio Verde (MT) e Uruaçu (GO); e Estrela d’Oeste
(SP) e Maracaju (MS).
As últimas previsões de investimentos a serem feitos no
trecho estimam um valor de cerca de R$ 3 bilhões. No total, o programa prevê R$
91 bilhões a serem investidos em mais de 10 mil quilômetros de ferrovias. O
processo de desestatização será executado pela Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT).
A concessão terá prazo de 35 anos, prorrogáveis por mais
um período de 35 anos, mas apenas para fins de recomposição do equilíbrio
econômico-financeiro. O processo de licitação será feito por concorrência
pública, em envelope fechado e sem repique, na Bolsa de Valores de São Paulo.
De acordo com a resolução publicada hoje, a licitação será feita com inversão de fases, com a abertura dos documentos de habilitação apenas do primeiro colocado, que será aquele que apresentar a proposta de menor valor – composta pela Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional e pela Tarifa Básica de Fruição. O edital, ainda a ser publicado, estabelecerá o valor teto para essas tarifas.
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