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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Empresas investem na conectividade em carros


Novas tecnologias de acesso móvel à internet prometem revolucionar a forma como as pessoas dirigem seus carros.

Essa revolução tecnológica pode ser percebida pela proliferação de aplicativos embarcados nos veículos. Com apenas um toque, por exemplo, será possível encontra um lugar para estacionar, um restaurante para jantar, um posto de gasolina onde o combustível esteja mais barato, etc.
O veículo da Google é dirigido sem auxílio de motorista
Divulgação

"Até o fim de 2014, todos os veículos de algumas das grandes marcas irão oferecer algum tipo de conectividade", afirma Jack Bergquist, da consultoria IHS, em reportagem publicada pela BBC Brasil. "A Ford já declarou que está vendendo mais carros assim. Mais de 50% dos consumidores estariam inclinados a ter um carro com internet", disse.

Quem parece ter saído na frente na aplicação da internet nos veículos é a Google, que já possui protótipos de veículos capazes de transitar sem motoristas pelas ruas de uma cidade, sem causar acidentes e levando o passageiro onde ele deseja ir.

 O carro é ideal para as pessoas com deficiência visual acentuada que não têm um companheiro para acompanhá-los ou levá-los ao redor. O veículo emprega câmeras, radares e lasers para realizar suas manobras em meio ao trânsito.

Vídeo postado no YouTube demonstra um passageiro, que é de 95 por cento cego, e realizou um passeio para comprar tacos e outras coisas. O carro da Google é capaz de dirigir sozinho, controlado apenas pelo computador. Segundo Sebastian Thrun, engenheiro do Google, os testes de auto-condução já somam registrado mais de 140 mil quilômetros rodados.  Assista o vídeo (em inglês):


A Intel já anunciou investimentos de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 200 milhões) nos próximos cinco anos em empresas parceiras que possam oferecer soluções criativas para os carros conectados.

As possibilidades de conectividade dos veículos devem atrair também gigantes da internet. "Eu suspeito que serão empresas como a Apple ou o Facebook que irão desafiar com sucesso as montadoras", disse John Leech, da consultoria KPMG, à BBC Brasil. "A Apple já tem uma equipe muito significativa pensando como os produtos da Apple podem ser usados em um carro. Se eu estivesse apostando, seria lá que colocaria meu dinheiro."

Acidentes

O perigo de tanta conectividade é o do motorista se distrair, causando acidentes. Atualmente, por exemplo, são comuns os acidentes motivados pelo uso do telefone celular. Segundo o National Safety Council dos Estados Unidos, um quarto dos acidentes do país ocorrem quando os motoristas usam o aparelho enquanto estão dirigindo.

Mas a nova geração de veículos conectados também oferecerá proteção contra acidentes com o uso, por exemplo, de sensores anticolisão, sistemas que melhoram a visibilidade em situações adversas como neblina ou chuva e até mesmo dispositivos capazes de acionar uma chamada de emergência caso ocorra uma colisão.

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