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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Brasileiros desenvolvem carro robótico

O nome é de mulher e a ideia é de vanguarda. Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolvem tecnologias para operação de veículos sem condutor, mas que também podem auxiliar os motoristas ao volante.

O veículo utilizado no projeto CaRINA 2, na USP de São Carlos
Fotos: Divulgação

O projeto, batizado como Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (CaRINA), visa o desenvolvimento de sistemas para utilização em veículos elétricos utilitários e carros de passeio, além de testarem a aplicação da técnica em veículos pesados.

Na primeira fase do projeto CaRINA, iniciado em 2010, foi desenvolvido o protótipo de um sistema autômono de direção para um veículo elétrico utilitário, denominado CaRINA 1. “O processo exige inicialmente a adaptação da parte mecânica do veículo e instalação de equipamentos e sensores eletrônicos, além de programas de computador que permitam controlar suas funções, como acelerar, frear e atuar na direção do carro”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC, um dos coordenadores do projeto.

Uma vez dotado de inteligência computacional, o sistema tem a capacidade de perceber os objetos ao redor, similar aos sentidos humanos, e decide sobre a movimentação do veículo.

O sistema CaRINA dota o veículo de inteligência artificial
O CaRINA 2, implantado em um veículo de passeio, passou por um processo semelhante desde seu início, em 2011. “Foi feita toda a automação da parte mecânica, implantação de dispositivos eletrônicos, sensores, computadores, e, por fim, a parte de automação necessária para operação do veículo de forma autônoma”, descreve o professor.

Os testes do CaRINA 2 aconteceram em 2012, no Campus 2 de São Carlos. O desenvolvimento prossegue e novos experimentos em trajetos mais longos e complexos devem acontecer nos próximos meses.

Atualmente, os pesquisadores desenvolvem o CaRINA 3, referente a automação de mais um novo veículo, mas neste caso de grande porte. “Os experimentos com veículos autônomos envolvem a parte de automação, com todos os movimentos de aceleração e frenagem sendo controlados por computador”, descreve o professor Osório.
 
(com informações da Agência USP)

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