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terça-feira, 16 de julho de 2013

Onix e Prisma 2014 chegam com câmbio novo

A GM anunciou hoje que a versão 2014 do Onix e do Prisma serão equipados com transmissão automática de seis velocidades. A opção de câmbio automático do tipo GF6 - 2ª geração com Active Select será oferecida nas versões LT e LTZ de ambos os modelos para a motorização de 1.4 litro.

O Onix, assim como o Prisma, contará com o câmbio GF6
Fotos: Fabio Gonzalez/Divulgação/GM
Este novo câmbio já é conhecido de outros modelos da Chevrolet, como o Cruze, o Sonic e o Spin. Segundo a montadora, o sistema é 0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. Ou seja, desempenho até 50% mais rápido que a geração anterior.

Outra novidade é que os veículos são equipados ainda com controle automático de velocidade no volante. Além disso, será oferecido volante em couro e acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do porta-malas de dentro do veículo.

Também continuam sendo oferecidos os modelos equipados com transmissão manual na versão 2014 do Onix e do Prisma com motores 1.0 e 1.4 litro -, a segunda geração F1X, que conta com um novo conjunto de sincronizadores – triplo e duplo cones, possibilitando ao motorista engates com menor esforço e a possibilidade de trocas mais esportivas das marchas. Onix e Prisma com o motor 1.4 litro também receberam a ré sincronizada, que facilita a operação em manobra do veículo.

O Prisma, assim como o Onix, continuará com o câmbio na versão manual
"A oferta da transmissão automática para veículos deste segmento é uma estratégia que vai ao encontro do que queremos para os consumidores da Chevrolet: oferecer tudo para todos. Tanto Onix quanto Prisma posicionaram-se extremamente bem no mercado desde o seus respectivos lançamentos, chamando a atenção pelo design e tecnologia inéditos. Agora com a transmissão automática, ampliamos ainda mais nossa capacidade de atender aos diferentes públicos", destaca o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.

De acordo com a montadora, a transmissão GF6 chega à sua segunda geração com ainda mais tecnologia e eficiência. Sua formatação é o grande trunfo da engenharia de Powertrain da GM do Brasil que, de forma pioneira, oferece uma transmissão automática de seis velocidades em veículos de motorização 1.4 litro.

"Em termos de desempenho, o SPE/4 (foto ao lado), que é um motor inteligente e com elevada tecnologia embarcada, dispõe ainda de muita força, que é um item determinante na performance destes modelos", afirma o diretor de engenharia de Powertrain da GM América do Sul, Paulo Riedel. O executivo aponta o coeficiente de torque – que calcula a relação entre força X cilindrada - como fator de destaque no projeto.

"Este é o ponto crucial. Esta motorização 1.4 litro disponibiliza 90% do torque máximo a partir de 2.300 rpm. Este índice é extremamente próximo ou mesmo idêntico a veículos de motorização 1.6L ou até superior. Por isso as versões automáticas de Onix e Prisma conseguem oferecer o conforto, a comodidade e o desempenho antes só encontrados em veículos de nichos mais avançados", explica Riedel.

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