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terça-feira, 9 de junho de 2015

Trecho da ferrovia Norte-Sul na região de Rio Preto está no pacote das concessões anunciado hoje


O trecho da Ferrovia Norte-Sul que ligará Estrela d'Oeste, na região de Rio Preto, a Anápolis (GO) e a Três Lagoas (MS), está no Programa de Investimentos em Logística, lançada hoje pelo governo, prevê concessão de 16 trechos de rodovias e seis de ferrovias, somando R$ 152,5 bilhões nas áreas. Em 2015, o governo pretende realizar cinco leilões de rodovias, e mais 11 em 2016.

Trecho da Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Iturama (MG) será leiloado
Investimento estimado neste trecho da Norte-Sul, que compreende 895 quilômetros, é de R$ 4,9 bilhões e tem o objetivo de, além de concluir o corredor Norte-Sul com o trecho sul da ferrovia, interligá-la ao polo agroindustrial de Três Lagoas.

Outro trecho da Norte-Sul, o que ligará Anápolis (GO) a Palmas (TO) também está no pacote de obras de infraestrutura que serão oferecidas à administração privada. A concessão desse trecho de ferrovia, que já foi construído, estará condicionado à construção de um novo trecho. “A ferrovia terá uma extensão total de 1.430 quilômetros. Ao terem de construir o trecho entre Açailândia e Bacarena, vamos melhorar a saída de produtos pelos portos do Norte”, disse o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. O total de investimento previsto para a obra é R$ 7,8 bilhões.

Na lista de projetos, além dos trechos da Ferrovia Norte-Sul, estão as construções de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e Vitória e da Ferrovia Transoceânica, em parceria com o Peru, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico.

Para o trecho brasileiro da Ferrovia Bioceância, de 3,5 mil quilômetros, serão necessários R$ 40 bilhões em investimentos. O memorando de entendimento entre Brasil, China e Peru para a obra já foi assinado. O prazo para que os estudos sejam finalizados é maio de 2016.

As concessões ferroviárias abrangerão também 1.140 quilômetros da ferrovia que liga Lucas do Rio Verde (MT) a Miritituba (PA), a um custo de R$ 9,9 bilhões. A obra buscará melhorar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso à Hidrovia do Tapajós.

Por fim, serão concedidos 572 quilômetros de uma ferrovia que ligará o Rio de Janeiro a Vitória. “Esse ramal ferroviário já foi objeto de estudo feito pelos governos dos dois Estados”, disse a presidenta Dilma. O custo estimado ficou em R$ 7,8 bilhões. Com a obra, o governo pretende integrar portos e terminais ferroviários dos dois estados. O governo projeta, ainda, outros R$ 16 bilhões em novos investimentos a concessões já existentes.

Outros modais


O plano prevê um total de R$ 198,4 bilhões em investimentos e também inclui concessão de aeroportos e portos. O pacote de estímulo à infraestrutura é uma das principais apostas do governo para destravar a economia nos próximos anos.

De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a nova etapa responde ao aumento da produção, da frota automobilística, do movimento de passageiros e de cargas em portos do País. “Há uma grande demanda por infraestrutura no Brasil, isso garante que haverá demanda. Se há demanda, há investimentos”, avaliou.

Para as rodovias, a concessão seguirá o modelo de leilão pela menor tarifa, como ocorreu com a Ponte Rio-Niterói, que teve a concessão renovada este ano. Além das transferências de trechos de rodovias para administração do setor privado, o pacote prevê 11 novos projetos rodoviários.

(com informações da Agência Brasil)

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