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terça-feira, 1 de março de 2016

Montadoras já têm 8 recalls anunciados neste ano


Nos dois primeiros meses deste ano, as montadoras já anunciaram oito recalls. De 1º de janeiro até hoje, já foram convocados compradores de veículos das marcas Suzuki (automóveis e motos), BMW (motocicletas), Chevrolet, Honda (automóveis), Nissan, Renault, Suzuki e Toyota. Desde o início de 2002, já são 947 ocorrências, uma média de 72 casos por ano ou 6 casos por mês.

Reprodução
Os chamados deste ano incluem ocorrências envolvendo sistema elétrico/eletrônico, sistema de airbag, itens elétricos, sistema de cinto de segurança, sistema de combustível, sistema de direção, sistema de fechamento (de portas, vidros, capô, capota, teto solar, etc.) e sistema de freios.

Os últimos dois chamados foram anunciados no dia 22 de fevereiro, a 15 dias atrás. A Suzuki Motos convocou os proprietários das motos ano/modelos 2008 a 2016, a agendarem junto a uma concessionária autorizada, a substituição do retificador de voltagem.

No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de mau funcionamento das motos devido a má aderência da placa eletrônica de potência com o dissipador de calor, causando carga insuficiente para a bateria podendo provocar o desligamento do motor e/ou dificuldade de acionamento da partida elétrica. Caso o desligamento do motor ocorra com a motocicleta em movimento, haverá risco de acidente com danos materiais e físicos para o motorista e a terceiros.

O outro chamado foi da Toyota para, os proprietários dos veículos modelo RAV4, com data de fabricação de 2/8/05 a 6/8/12, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 31 de março de 2016, a instalação de uma capa plástica protetora em cada uma das laterais da estrutura metálica do assento traseiro do veículo.

A palavra recall, de origem inglesa, é utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado, evitando assim a ocorrência de acidentes de consumo.

O chamamento (recall), ou Aviso de Risco, tem por objetivo básico proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais.

O recall visa, ainda, a retirada do mercado, reparação do defeito ou a recompra de produtos ou serviços defeituosos pelo fornecedor.

O recall deve ser gratuito, efetivo e sua comunicação deve alcançar todos os consumidores expostos aos riscos.

Para garantir a sua própria segurança e a de terceiros, é muito importante que o consumidor atenda ao chamado do fornecedor o mais rápido possível, para evitar a concretização de possíveis acidentes de consumo, embora não haja data limite para a realização dos reparos ou substituição dos produtos defeituosos.

Feito o reparo, o consumidor deve exigir e guardar o comprovante de que este foi realizado. Em caso de venda do bem (por exemplo, automóvel) deverá repassar esse documento para o novo proprietário.

Caso o consumidor já tenha sofrido algum dano em razão do uso de algum produto defeituoso, deverá recorrer ao Judiciário para pleitear ressarcimento de danos morais e materiais.

Além dos 8 recalls das montadoras, também houve um, chamamento de consumidores que adquiriram baterias para notebooks fabricadas pela Lenovo entre fevereiro de 2010 a fevereiro de 2012. No comunicado, a empresa informa ter detectado que há risco de superaquecimento dessas baterias com possível explosão.

A empresa orienta que os consumidores suspendam o uso desligando o computador portátil e retirando a bateria. Os consumidores podem continuar usando seu notebook sem bateria, conectando o adaptador AC e o cabo de alimentação.

No site da Fundação Procon o consumidor pode acessar cada comunicado de recall e obter as informações necessárias sobre onde comparecer e quais procedimentos devem ser adotados em cada caso.

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